Famosas Anônimas
Histórias de mulheres que fizeram História



Marília Marzullo Pêra (1943 - 2015)
"Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?"
Marília é filha do palco. Estreou aos quatro anos de idade, e desde então não parou. Transitou pela dança, pelo canto, teatro, televisão e cinema, e se consagrou como uma das maiores atrizes brasileiras até então já vistas.
Carismática e simples, Marília era atriz por inteiro. Definia a si própria como uma mulher frágil, o que impacta com a disciplina e o rigor empregados em todos os seus trabalhos. Numa entrevista, diz que a primeira coisa a fazer num novo papel é estudar a "coreografia" do personagem. Antes de conhecer suas falas, seu temperamento e seu figurino, a preocupação maior de Marília era com o sorriso, o movimento das mãos, o sentar, o caminhar e o balançar de corpo de cada nova persona.
Nos palcos, Marília bastava. Foi a atriz que mais atuou sozinha, transitando de peças infantis a complexos monólogos, com facilidade e delicada interiorização de personagens. Sua paixão sempre foi a comédia. Tratava um câncer de pulmão há dois anos, e faleceu em casa, ao lado da família.
Um exemplo de Mulher das artes. Aqui deixamos nossa singela homenagem a uma Famosa não tão Anônima, mas que dedicou 55 anos de sua vida aos palcos e às câmeras e nos cativou por isso.
Descanse em paz, Marília.
